Queda de cabelo: causas, tratamentos e dicas para evitar!

| |

A queda de cabelo, diferente do que muitas pessoas acreditam, não é uma doença, e sim uma condição proveniente da genética, dos hábitos e até mesmo do estresse. Se você está passando por isso, aproveite para conferir, neste post, as suas causas mais comuns e quais tratamentos são mais eficazes para esse problema.

Quais são as causas da queda de cabelo?

Antes de apresentar as causas da queda dos fios, é importante definir o que é essa condição que atinge muitas pessoas. Para ser considerada como tal, é importante analisar se durante o dia cai um volume superior a 100 fios de cabelo.

Ou seja, sabe aqueles fios que ficam no travesseiro, saem na escova de pentear e durante a lavagem das madeixas? Nesses momentos, se você perceber uma queda normal, não precisa se preocupar. Porém, caso a queda seja excessiva, é necessário analisar os sintomas.

queda de cabelo

As causas são inúmeras, porém, as principais são:

  • O metabolismo desregulado

Quando o metabolismo está equilibrado, ou seja, funcionando corretamente, a pessoa sente mais disposição, força e, consequentemente, tem mais qualidade de vida. No entanto, muitas pessoas ainda têm o metabolismo desregulado por inúmeros fatores e um deles é a má alimentação.

Nesses casos, é muito comum que o cabelo caia de forma excessiva por conta da falta de nutrientes, característica de uma dieta desbalanceada. É por isso que falamos sério ao dizer que os cuidados começam de dentro para fora!

  • Hábitos prejudiciais à saúde

Além de não garantir a ingestão de nutrientes necessários para que o metabolismo funcione bem, algumas pessoas têm hábitos diversos que acabam comprometendo a saúde do corpo todo, como fumar, consumir muito fast-food, entre tantas outras coisas.

Segundo pesquisas, o hábito do tabagismo pode aumentar a queda de cabelo e até causar a calvície, no caso dos homens. Isso porque o cigarro possui, em sua composição, várias toxinas que, ao entrar no organismo, diminuem a oxigenação do sangue, impedindo que os cabelos se renovem.

  • Problemas intestinais

De acordo com especialistas, uma desordem intestinal pode interferir na queda dos fios, tendo em vista que, nessa situação, o corpo tem dificuldade para absorver vitaminas e outros nutrientes fundamentais para a saúde dos fios.

Então, mesmo que você consuma todos os alimentos necessários para garantir os nutrientes que precisa, se o seu intestino não estiver funcionando bem, esse combo de saúde vai passar pelo seu corpo e não vai ficar ali.

  • Condições emocionais

O estresse é uma desordem emocional que também influencia no crescimento dos cabelos, tendo em vista que essa condição afeta o ciclo de atividades dos folículos pilosos, dessa forma, causando a queda dos fios.

Assim, manter uma rotina de hábitos que garantam tranquilidade e relaxamento garante tanto a saúde da mente quanto da cabeça.

Por isso, antes de tomar qualquer atitude, consulte um médico para descobrir as causas do seu problema e, assim, fazer um tratamento adequado para tratá-las e ter como consequências fios mais fortes e saudáveis.

Quer saber mais detalhes sobre as causas da queda de cabelo? Então, confira nosso post!

No entanto, se você percebeu uma queda razoável e busca por uma solução que fará bem tanto para os seus cabelos quanto para a pele e as unhas, continue a leitura para conferir um tratamento que possui resultados comprovados cientificamente.

problemas emocionais

Cabelos mais fortes e saudáveis: saiba como

Atualmente a indústria dos cosméticos já produziu diversos produtos para fortalecer os fios, como shampoos, condicionadores, máscaras de tratamento, entre outros. Porém nada disso é tão efetivo quanto os cuidados de uso utópico, ou seja, via oral.

Hoje em dia é possível encontrar suplementos que são verdadeiros aliados das mulheres que relatam ter cabelos fracos e sem vida. Isso porque a inclusão de vitaminas A e B e minerais no organismo auxiliam no crescimento dos fios e na sua consistência.

As opções e ações dos remédios para queda de cabelo são diversas no nosso organismo, por isso, buscar por suplementações que sejam mais naturais e de procedência garantida é um cuidado a mais que você garante à sua saúde!

Além disso, existem outros produtos de uso externo para o tratamento, como o minoxidil, que possui em sua composição uma fórmula que ativa a circulação sanguínea do local com falta de cabelo e, assim, estimula os fios a crescerem cada vez mais.

No entanto, saiba que, especialmente em casos de queda aguda dos fios, é importante realizar o tratamento com um médico especializado para garantir que você tenha resultados efetivos e evitar efeitos colaterais.

Como ter resultados ainda mais efetivos

O tratamento para fortalecer e dar mais vida aos fios geralmente conta com seus resultados em algumas semanas. Isso se for feito de forma adequada, indicada pelo médico.

Aliadas a isso existem algumas atitudes naturais que você pode começar a praticar para trazer resultados rápidos e ainda melhores em conjunto à suplementação vitamínica. A primeira e a principal é a reeducação dos hábitos alimentares. Entenda mais!

Reeducação alimentar

Segundo nutricionistas, alimentos ricos em vitamina A, como atum e leite, vitamina C, no caso da laranja, e vitaminas do complexo B, presentes em cereais integrais e castanhas, auxiliam na formação e no desenvolvimento de células novas.

Além disso, frutos do mar, carnes vermelhas e ovos ainda garantem muito mais saúde para que seus cabelos estejam cada vez mais fortes, tendo em vista que esses alimentos são ricos em vitaminas do complexo B, as quais ajudam na renovação celular e também no crescimento dos fios.

Hábitos saudáveis

A maioria das pessoas têm uma vida cheia de compromissos, com muitas tarefas e estresses diários. Se você é uma delas, saiba que se entregar a isso pode causar queda de cabelo ainda mais intensa.

Por isso, procure criar novos hábitos que tenham como objetivo te ajudar a ficar mais tranquila, como praticar exercícios físicos, manter-se sempre hidratada e até mesmo praticar meditação. Essas ações aumentam o nível de cortisol do organismo, fazendo com que o folículo dos fios mantenha-se ativo por mais tempo.

Massagem no couro cabeludo

Se você deseja ter efeitos ainda mais positivos ao fazer o tratamento por meio da suplementação de vitaminas, vale a pena fazer massagens terapêuticas no couro cabeludo a fim de estimular o nível de oxigenação. Além disso, ao fazer a massagem, você é capaz de liberar um melhor fluxo sanguíneo, mantendo o folículo capilar ativo e com saúde.

Por fim, tratar a queda de cabelo excessiva é um processo individual, que diz respeito às causas de cada organismo. Assim, é sempre importante consultar um médico especializado para seguir os passos corretos.

cabelos saudáveis

É importante salientar que todo tratamento deve ter sua suplementação correta. Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, comente aqui embaixo, nós da Biocorps teremos o prazer em respondê-la.

Além disso, aproveite para compartilhar este conteúdo para a família toda e aquelas amigas que, assim como você, buscam por uma solução prática para ter de volta o controle dos fios. Até o próximo post!

Especializada em colágeno e crescimento de cabelo, a Biocorps te traz dicas e informações para momentos incríveis de bem-estar e autocuidado!
Últimos posts por Equipe Biocorps (exibir todos)
Anterior

Colágeno verisol ou hidrolisado? Entenda as diferenças!

O que causa a queda de cabelo? Dicas práticas para evitar!

Próximo

Deixe um comentário