O que causa a queda de cabelo? Dicas práticas para evitar!

| |

Saber o que causa a queda de cabelo é fundamental para escolher as medidas certas para reverter essa situação. Afinal, com tantos produtos do ramo de cosméticos que prometem acabar com o problema, fica ainda mais difícil compreender quais deles são os ideais, e, ainda, se realmente fazem efeito.

Por esse motivo, preparamos este conteúdo especial explicando o que é essa queda, os motivos que levam a afetar mais as mulheres e quais são os métodos cientificamente comprovados para acabar de vez com os fios extras sobre o travesseiro.

cabelo caindo

Queda de cabelo e calvície: entenda as diferenças

A queda de cabelo ainda é confundida com a calvície, pois ambas tratam-se do excesso da perda dos fios, porém, são muito diferentes. A principal divergência entre as duas é quantos fios de cabelo a pessoa possui na cabeça.

A calvície atinge, em sua maioria, os homens. Ela está relacionada à ação da testosterona na raiz do fio. Isso porque, segundo especialistas, ao chegar na raiz do fio, a testosterona é atingida pela ação de uma enzima, assim, aparecem algumas substâncias que reduzem a multiplicação das células da raiz, podendo até mesmo provocar a morte delas.

Resultado: cabelo mais ralo e crescimento lento.

No entanto, a queda nada mais é do que um número maior da perda dos fios. Isso porque é normal que, por dia, caia pelo menos 100 fios de cabelos, no entanto, torna-se preocupante quando o indivíduo percebe uma maior queda durante o dia.

Assim, torna-se necessário realizar uma análise em um médico especializado para compreender a causa desse problema. No caso das mulheres, algumas delas estão relacionadas a falta de ferro, gravidez ou estresse. Continue a leitura para saber mais!

queda de cabelo na escova

O que causa queda de cabelo?

Diferente do que muitas pessoas pensam, a queda de cabelo não é uma doença, e, sim, um sintoma de que algo no organismo não está bem. Por isso, antes de buscar qualquer tratamento, conheça algumas das suas causas. No entanto, independente de você se identificar com alguma delas, é imprescindível consultar um médico.

Doenças da tireoide

A tireoide é uma glândula presente no pescoço. Sendo uma das maiores glândulas do ser humano, ela tem funções essenciais para o funcionamento de órgãos do corpo, como o coração, cérebro, entre outros.

Além disso, está diretamente relacionada com o crescimento e renovação dos fios. Por isso, alguns casos de queda de cabelo são causados devido a disfunções da tireoide.

Deficiência de ferro

A falta de ferro no corpo é a desordem nutricional que atinge mais pessoas do mundo. A ausência desse mineral acarreta em uma diminuição na concentração de hemoglobina, que está presente no sangue, essencial para transportar o oxigênio.

Essa desordem é chamada de anemia, que atinge cerca de 30% das pessoas ao redor do planeta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já afirmou que ela está relacionada à queda, pois a diminuição do oxigênio reduz a resistência dos fios.

Pós-parto

Segundo especialistas, a queda dos fios no pós-parto é comum em situações como partos complicados, a perda excessiva de sangue desregula o organismo.

Além disso, depois do nascimento do bebê, algumas mães têm dificuldade em se alimentar e dormir adequadamente, desencadeando o estresse e, assim, causando a queda de cabelo.

Infecções e doenças autoimunes

O nosso organismo atua em várias formas para se defender de infecções e doenças autoimunes, assim, a pessoa tem alguns sintomas dependendo do tipo do problema. A febre alta, por exemplo, se durar por um longo período, pode causar a queda dos fios.

No entanto, após o tratamento da doença, os cabelos voltam a nascer novamente, por isso, ao menor sinal de queda excessiva dos fios, procure um médico para descobrir o diagnóstico e fazer o tratamento correto.

mulher com queda de cabelo

Estresse físico ou emocional

Quando o indivíduo passa por vários dias seguidos de estresse, cansaço físico e emocional, o próprio sistema nervoso manda alguns sinais que são identificados logo na raíz do cabelo.

Assim, os fios sofrem alteração e, dessa forma, começam a cair em volume maior. O hormônio do estresse, chamado cortisol, influencia diretamente no crescimento e renovação dos fios, por isso, é recomendado garantir uma vida equilibrada e saudável para evitar esse problema.

Por fim, é importante salientar que a queda de cabelo nada mais é do que a consequência de alguma desordem no organismo. Então, se você está percebendo que seus fios estão se soltando da cabeça com mais frequência, procure um médico.

Para saber mais sobre esse assunto ou até mesmo compartilhar a sua opinião, deixe o seu comentário logo abaixo, nós da Biocorps teremos o prazer em respondê-la.

Envie este conteúdo com outras pessoas que sofrem com a queda de cabelo e ajude-as a compreender os motivos desse problema e quais atitudes devem ser tomadas.

Especializada em colágeno e crescimento de cabelo, a Biocorps te traz dicas e informações para momentos incríveis de bem-estar e autocuidado!
Equipe Biocorps
Últimos posts por Equipe Biocorps (exibir todos)
Anterior

Queda de cabelo: causas, tratamentos e dicas para evitar!

Remédio para queda dos fios: veja os melhores tratamentos!

Próximo

Deixe um comentário