Entenda o que causa a celulite e saiba como evitá-la com a Biocorps

| |

Saber o que causa a celulite é uma ótima forma de entender esse problema e, assim, evitar o seu surgimento. Por esse motivo, o blog da Biocorps reuniu nesse post informações disponibilizadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia na internet para te ajudar a entender melhor a celulite, suas causas e como evitá-la. Olha só:

Afinal, o que causa a celulite?

Embora alguns estudos da área tentem responder com exatidão essa questão, ainda não há consenso sobre o que causa a celulite. Na verdade, o que há são alguns fatores de predisposição para seu surgimento, isto é, fatores que tornam a pele mais propícia para o aparecimento da celulite. São eles:

1. Hereditariedade

A genética precisa ser levada em consideração com uma das causas da celulite. Principalmente em mulheres brancas, pois embora todas as etnias sofram com esse problema, ele é mais comum nas caucasianas.

mulher com pele colagenada

2. Problemas circulatórios

Quem possui problemas na circulação sanguínea pode ter a drenagem de toxinas no sangue afetada. O que, por sua vez, causa um líquido mais viscoso e consistente entre as células. Esse fator pode ser determinante para o surgimento da celulite.

3. Alterações hormonais

O estrogênio – conhecido também como o hormônio feminino – em grande quantidade no organismo causa a desregulamentação do metabolismo, criando ou agravando as celulites.

4. Uso de anticoncepcionais

Os medicamentos tomados para fazer o controle da ovulação no corpo feminino também são responsáveis pela liberação de uma dose extra de hormônios no organismo. Esses hormônios, ligados ao motivo listado acima, também influenciam no aparecimento da celulite.

anticoncepcionais

5. Má alimentação

Se a sua alimentação é desequilibrada, principalmente com a presença de muitos açúcares e carboidratos, o fator da nutrição também é um causador das celulites em seu corpo.

6. Estilo de vida

Além de todos os pontos levantados acima, a mulher que tem uma vida sedentária, que está exposta a muito estresse, tensões emocionais e elementos tóxicos no seu organismo também está propícia ao problema.

Como identificar a celulite

Normalmente, a celulite é percebida e diagnosticada pela própria paciente, pois os seus furinhos e ondulações na pele são facilmente perceptíveis. No entanto, existem diversos níveis de celulite e nos mais leves essas marcas só podem ser vistas quando a mulher fizer uma pinça com os dedos, juntando uma porção de pele.

Em casos de celulite avançada, os sintomas podem se agravar e causar até mesmo dor e irritação. Conheça alguns deles:

  • aspecto irregular na pele;
  • dor e sensibilidade na região em que há celulite;
  • endurecimento da região;
  • pele mais fria.

Hábitos saudáveis para prevenir a celulite

Agora que já entendemos o que causa a celulite, podemos nos atentar a cada um dos fatores e desenvolver hábitos simples que combatam o surgimento das ondulações na pele dia após dia. Para te ajudar nessa missão, a Biocorps fez uma lista:

Beber água em quantidade suficiente

A hidratação é essencial para o corpo humano. Uma pessoa que bebe uma grande quantidade de água diariamente pode perceber seus benefícios em diversos aspectos do seu corpo, inclusive na pele. Isso acontece porque quanto mais água ingerirmos, melhor é a nossa circulação sanguínea.

mulher bebendo água

Diminuir o consumo de sódio

O sódio é um elemento químico presente na composição de diversos alimentos, principalmente no sal de cozinha. Ainda, existem alimentos que possuem quantidades exageradas de sódio, como o macarrão instantâneo, os temperos prontos de arroz, lasanhas congeladas, os cubinhos de caldo de galinha, nuggets, pão francês e muitos outros.

O sódio causa a retenção hídrica que nada mais é do que o acúmulo de líquidos nos tecidos do corpo, algo que quem quer prevenir a celulite precisa evitar.

Evitar alimentos com muito açúcar e gordura

Como apontado na lista de fatores de predisposição para o surgimento de celulite, a má alimentação, rica em açúcar e gordura, também é uma vilã que contribui para a ondulação na pele.

Hoje em dia os produtos de fast-food, os refrigerantes, os produtos prontos e processados foram normalizados em nossa dieta, mas não deveria ser assim. Se quer cuidar do seu corpo, evite esses tipos de alimentos e procure uma alimentação mais balanceada, dando preferência para os naturais e orgânicos.

Aqui no blog já fizemos um post mais completo sobre os alimentos que causam celulite, que você pode ler e entender mais sobre o assunto. Ali, inclusive, listamos algumas recomendações do que incluir na dieta para evitar o surgimento dos furinhos na pele, confira!

Praticar exercícios físicos

Um corpo ativo é sempre sinônimo de um corpo saudável. Por isso, devemos procurar atividades físicas que combinem com nossa rotina e nos deixem satisfeitas com sua prática. Dessa forma, mantemos a saúde e o bem-estar sem precisar nos forçar a algo que não gostamos.

Para evitar a celulite, os exercícios mais recomendados são os aeróbicos – como dançar, pedalar, pular corda, correr, caminhar, subir e descer escadas e praticar jump – pois diminuem a gordura do corpo; e a musculação feita em academia, que dá mais firmeza para a pele.

mulher correndo

As suplementações que prometem acabar com a celulite funcionam?

Como já deu para ver, o que causa a celulite são diversos fatores. Parte deles ligados à nutrição. Por esse motivo, não é possível afirmar que a ingestão de pílulas de suplementos seja a resposta milagrosa para erradicar a celulite.

Esse processo precisa acontecer em conjunto com as outras práticas saudáveis elencadas em nossa lista, como a boa hidratação, a alimentação controlada e a prática de exercícios físicos. Assim, é possível mitigar todos os fatores de predisposição para o surgimento de celulite.

Se dentro de sua rotina você quiser inserir a suplementação alimentar, a recomendação é que sempre procure o acompanhamento de um profissional do campo da nutrição, que possa estudar a sua dieta e analisar a inserção dos suplementos nela.

A nossa recomendação é o colágeno verisol, um nutriente que é naturalmente produzido em nosso corpo mas que tem seus níveis diminuídos em idade próxima aos 30 anos. A sua atuação está diretamente ligada à renovação dos tecidos do corpo, principalmente a pele, podendo assim, combater as celulites.

Continue a leitura em nosso post que responde tudo o que você precisa saber sobre a suplementação com colágeno verisol e entenda. Te esperamos por lá!

Especializada em colágeno e crescimento de cabelo, a Biocorps te traz dicas e informações para momentos incríveis de bem-estar e autocuidado!
Equipe Biocorps
Anterior

Alimentos que causam celulite: conheça e evite!

Alimentos para a pele: conheça os 10 melhores para inserir na dieta

Próximo

Deixe um comentário