Colágeno hidrolisado: tudo que você precisa saber!

| |

O colágeno hidrolisado é uma suplementação já muito conhecida entre pessoas de diferentes idades, mas carrega alguns tabus sobre seus efeitos para a saúde e a beleza. Afinal, você sabe o que é essa substância de fato e quais são os efeitos dela no organismo?

No saber comum, há quem diga que o colágeno serve para deixar a pele firme e jovem, os cabelos e as unhas fortes e saudáveis, simples assim; por outro lado, no âmbito científico, há diversas questões sobre as funcionalidades desse suplemento no organismo.

Isso porque existem diferentes tipos de colágeno, o que interfere em seus resultados estéticos e de qualidade de vida. Da mesma forma, há especialistas que defendem o consumo de um tipo e não de outro, ou vice-versa.

Além disso tudo, ficam algumas questões na mente de quem busca agregar os nutrientes necessários à sua saúde: qual é o melhor colágeno? Quando tomar? Como escolher? Essas são perguntas importantes e super necessárias antes de consumir qualquer suplementação.

Pensando nisso tudo, a Biocorps preparou esse conteúdo super completo para você entender melhor sobre o colágeno hidrolisado e como ele atua no nosso organismo. Continue acompanhando!

Colágeno hidrolisado: saiba o que é

O colágeno é uma proteína que auxilia na saúde da pele, das articulações, do cabelo e das unhas, fortalecendo e deixando-os mais saudáveis. Além disso, essa substância é produzida naturalmente pelo nosso organismo, atuando de dentro para fora na nossa beleza e saúde.

Você pode estar se perguntando, então, por que ingerir suplementação de colágeno se é algo natural do nosso corpo? A resposta é simples: com o passar dos anos, essa produção diminui e, a partir dos 30 anos, perdemos 1% de colágeno ao ano e, na cas dos 50 anos, essa produção diminui para 35%.

Com isso, existe a necessidade de repor essa substância. Estudos apontam que essa suplementação pode diminuir o processo natural de redução da produção da proteína – por isso ela é muito indicada por profissionais da saúde nos cuidados rotineiros ou em tratamentos especializados.

A partir disso, criou-se o colágeno hidrolisado: a proteína do colágeno – geralmente extraída de tecidos animais – passa pelo processo de hidrólise térmica, que a submete a altas temperaturas que a diminui a péptidos (moléculas menores), o que garante uma absorção mais rápida pelo organismo.

mulher ruiva sorrindo

Quais os benefícios do colágeno hidrolisado? Biocorps explica!

Como nós já mencionamos, essa proteína atua na saúde e beleza da pele, das articulações, das unhas e do cabelo. Então, vamos entender melhor os benefícios que ela pode trazer às diferentes partes do nosso corpo!

Pele firme e com menos rugas

Na pele, o colágeno garante a firmeza e a elasticidade do tecido, o que atua na prevenção e no combate à flacidez, às rugas e estrias. Assim, a suplementação permite que a proteína seja direcionada aos tecidos que a necessitam pelo próprio organismo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela USP, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, após 90 dias de uso do colágeno hidrolisado, mulheres entre 45 e 60 anos tiveram uma melhora progressiva na pele.

Articulações mais fortes

A suplementação dessa proteína ajuda a prevenir a osteoporose e outras patologias que afetam as nossas articulações, além de diminuírem dores em quem sofre com a degeneração das cartilagens e poder atuar no tratamento de outras doenças.

Como se sabe, com o passar dos anos, os ossos vão perdendo sua densidade e as articulações ficam enfraquecidas. Por isso, quedas e até algumas atividades físicas ficam mais perigosas.

Corre-se o risco de ter desgastes e até rompimento de tendões e ligamentos, o que exige tratamentos ainda mais especializados. Por isso, ingerir a suplementação de colágeno hidrolisado deve ser um processo de prevenção.

Cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis

Se você sofre com cabelos fracos e com crescimento lento, ou suas unhas são quebradiças e nunca ficam do tamanho grande que você deseja, o colágeno precisa estar no seu dia a dia.

Sua ingestão resulta em fios mais fortes, resistentes e cheios de brilho, além de garantir um crescimento mais acelerado. No caso das unhas, a proteína evita que elas quebrem facilmente, deixando-as mais fortes e saudáveis.

Metabolismo acelerado e ganho de massa magra

Quem não abre mão de uma rotina de atividades físicas, sabe que não é tão fácil ganhar massa magra e que a recuperação dos músculos após um exercício tende a ser lenta. Então, saiba que isso tudo pode mudar com o colágeno.

Isso porque a substância ajuda na recuperação muscular e, em conjunto com uma rotina ativa de exercícios físicos, pode reduzir o tempo desse processo. Assim, auxilia no desenvolvimento de massa magra e mantém o metabolismo acelerado.

colágeno para pele e unhas

Colágeno hidrolisado e Verisol: quais as diferenças?

Quando ingerimos o colágeno hidrolisado, a proteína é “usada” pelo nosso organismo nos tecidos que estiverem mais defasados, o que pode ser desde a pele com rugas, até uma cicatriz.

Isso depende dos estímulos que fazemos nos nossos genes, como a musculação que ativa a produção de massa magra, ou a recuperação cirúrgica que exige a cicatrização. Isso significa que não são os peptídeos do colágeno que definem onde ele atuará, mas os estímulos realizados.

Com isso, não é possível ter uma certeza de que os resultados serão na firmeza da pele, ou nos cabelos, nem mesmo nas articulações. Por conta disso, alguns especialistas dizem que o colágeno hidrolisado não funciona, mas isso é um equívoco – ele funciona, mas de forma passiva.

Já o colágeno Verisol conta com peptídeos bioativos, o que faz com que a própria suplementação ative os nossos genes. Assim, é possível saber onde o colágeno será melhor utilizado.

Esse é o único colágeno cujos benefícios específicos são comprovados cientificamente, por isso, é o ideal para direcionar a produção de proteína para partes específicas do corpo, como a pele ou as articulações.

Tipos de colágeno com peptídeos bioativos

Como o colágeno Verisol atua em regiões específicas do corpo, ele é desenvolvido em tipos diferentes, sendo que cada um age sobre um determinado aspecto do organismo. Nesse sentido, existem 2 tipos:

Tipo 1:

Esse colágeno Verisol é específico para cuidados estéticos com a pele, as unhas e o cabelo – eles estão disponíveis de formas diferentes, como cápsulas ou em pó, sendo que alguns têm sabores que deixam a ingestão ainda mais gostosa.

Tipo 2:

Com funcionalidade mais voltada à saúde e ao bem-estar, o do tipo 2 atua nas regiões das articulações e cartilagens, sendo excelente para quem pratica atividades físicas e/ já está passando da casa dos 35 anos.

Qual é o melhor colágeno? Biocorps explica!

Com esses tipos diferenciados de colágeno, você pode estar se perguntando qual é o melhor para ingestão e, na verdade, tudo depende dos seus objetivos. Acreditamos que ambas opções são viáveis desde que alinhadas às suas necessidades.

O colágeno hidrolisado é viável quando você quer repor a substância no organismo sem se preocupar com a região do corpo que será beneficiada, ou seja, é um benefício generalizado ao organismo.

Quando você já sabe qual é a parte do corpo que quer suprir as necessidades de colágeno, o ideal é escolher o colágeno Verisol mais apropriado, seja para a beleza ou para a saúde.

mulher passando produto no rosto

Quanto tempo leva para o colágeno fazer efeito?

Outro ponto importante a ser mencionado quando o assunto é suplementação para fins estéticos e de bem estar é o tempo. Afinal, você sabe em quanto tempo a proteína começa a fazer efeito?

O colágeno leva cerca de 8 semanas para apresentar os primeiros efeitos na sua pele, como amenização de rugas, cabelos e unhas e cabelos mais fortes.

Você sabia que o colágeno Verisol atua também no combate à celulite? Pois é, um estudo, realizado com mulheres entre 25 e 50 anos, mostrou que a ingestão de 2,5g do suplemento por dia reduz as ondulações na pele em cerca de 3 meses de tratamento.

A redução na profundidade das rugas já pode ser observada, em alguns casos, com apenas 4 semanas de uso segundo pesquisas.

Qual é o melhor horário para tomar colágeno?

De acordo com os estudos feitos até agora, não há um horário priorizado para consumo do colágeno. O que é recomendado é o consumo diário e constante do suplemento, podendo intercalá-lo entre as refeições, junto com lanches.

No entanto, mesmo não havendo contraindicações, é bom evitar ingeri-lo junto com as principais refeições do dia, como almoço e jantar. Isso porque o seu organismo está absorvendo diversos outros nutrientes em grandes quantidades e pode acabar não conseguindo absorver os nutrientes suplementados.

Contar com o apoio de um profissional da saúde pode fazer toda a diferença nos seus resultados, visto que essa pessoa te auxiliará a entender qual é o melhor colágeno hidrolisado para seus objetivos e a melhor forma de incluí-lo no seu dia a dia.

Gostou dessas dicas? Então, acompanhe a Biocorps no Instagram e fique por dentro de mais conteúdos como esse para saber como manter a saúde e a beleza sempre em alta! Até o próximo post!

Especializada em colágeno e crescimento de cabelo, a Biocorps te traz dicas e informações para momentos incríveis de bem-estar e autocuidado!
Equipe Biocorps

Colágeno hidrolisado: para que serve? Conheça as vantagens!

Próximo

Deixe um comentário