Colágeno hidrolisado: para que serve? Conheça as vantagens!

| |

Uma das proteínas produzidas pelo nosso próprio organismo, o colágeno tem a função de promover firmeza na pele. Porém, depois de certa idade, o corpo diminui sua produção e por isso é indicado fazer o tratamento com uma substância chamada colágeno hidrolisado, que ajuda na força e elasticidade dos tecidos. Mas, para que serve o colágeno hidrolisado?

Promovendo benefícios no cabelo e nos músculos do corpo, esse colágeno age diretamente nas articulações, evitando problemas como a osteoartrite. Resumindo, o colágeno hidrolisado é fundamental para fazer com que as articulações do corpo funcionem corretamente, fornecendo toda a sustentação que o corpo precisa.

E tem mais: ao implementar essa substância em sua alimentação, você diminui problemas inflamatórios que causam doenças, além de, como o senso comum já conhece, deixar a pele firme e os cabelos hidratados.

As vantagens do colágeno hidrolisado como suplemento

O colágeno hidrolisado é muito conhecido por fortalecer a elasticidade da pele e evitar o aparecimento precoce de rugas. Mas, ele ainda pode ser responsável pela formação e manutenção da pele, cartilagens e tendões. Dessa forma, essa substância acaba sendo parte fundamental para a estrutura de todo o corpo.

Ele ainda é parte ativa na prevenção de doença nos ossos, fortalecimento dos tendões e ligamentos estão relacionadas a vários fatores. Hoje vamos falar um pouquinho sobre cada uma dessas vantagens.

cuidados com a pele

No entanto, lembre-se que você sempre deve ter o acompanhamento médico ou de um nutricionista para alinhar a suplementação com uma alimentação saudável e, assim, aproveitar todos os seus benefícios. Vamos lá?

Prevenção da osteoporose

A estrutura óssea do ser humano está em constante renovação por meio de duas células, os osteoclastos, que servem para absorver todos os minerais e os osteoblastos, para preencher as cavidades e produzir novos ossos. Tudo isso proveniente do cálcio, que é absorvido principalmente com a vitamina D.

No entanto, principalmente com mulheres acima dos 45 anos de idade, as células acabam renovando a estrutura de forma mais lenta, e os ossos ficam frágeis e porosos, causando uma doença conhecida como osteoporose. Essa enfermidade é responsável pela rigidez dos movimentos e até mesmo a fratura de ossos.

Por isso, o colágeno hidrolisado é um ótimo aliado, que deve ser incluído na alimentação dessas pessoas, tendo em vista que vários estudos comprovam que sua ingestão ajuda a elevar a densidade óssea. E tem mais: pesquisadores também afirmam que a substância ajuda a diminuir a dor nas pessoas que têm osteoartrite.

mulher sorrindo

Fortalecimento dos tendões e ligamentos

Pesquisas afirmam que existem pelo menos 16 tipos de colágenos no organismo e o mais abundante está presente nos tendões e ligamentos. No entanto, graças ao suplemento na forma de colágeno hidrolisado, se você carece dessas substâncias, consegue de forma estratégica renovar os tecidos.

Por isso, o colágeno, que é rico em aminoácidos, ajuda a regular a inflamação dos tendões e ligamentos, principalmente nas pessoas que estão mais propensas a ter lesões, como atletas e aquelas que trabalham fazendo muitos movimentos.

Por fim, é importante lembrar que é necessário fazer um acompanhamento médico ou de um nutricionista, aliando com uma dieta rica em alimentos que auxiliam na produção da proteína no corpo. Sendo que o colágeno hidrolisado entra como um aliado para renovar o tecido dos tendões e ligamentos e promover menos rigidez nos movimentos.

Controle da pressão arterial

A inclusão de colágeno hidrolisado nos cuidados com a saúde ajuda a recuperar os músculos e ainda aumentar a massa magra, tendo em vista que essa proteína tem digestão devagar e garante saciedade por mais tempo.

Por isso, os atletas e até mesmo as pessoas que praticam atividades físicas acabam usando essa substância por meio de acompanhamento médico para ajudar a reconstruir os músculos que ficam desgastados durante essas atividades.

A mais conhecida: fortalecimento da pele

O colágeno é uma substância que auxilia na elasticidade e vivacidade da pele. A prova disso são nas pessoas com até 25 anos que têm a pele firme e sem rugas. Mas, a alta produção dessa proteína no organismo não dura para sempre.

A partir dessa idade, sua produção começa a diminuir, sendo ainda mais comum a partir dos 30 anos. Por isso, o colágeno hidrolisado entra como um aliado para fortalecer e aumentar o tempo de ter a pele forte e saudável.

Mas, não é só a idade que que aumenta a flacidez e rugas na pele, fatores externos como o Sol, poluição e hábitos prejudiciais a saúde como beber álcool em excesso, fumar e se alimentar mal aumentam a velocidade do envelhecimento da pele.

Por isso, é fundamental ter uma vida saudável, se alimentar bem, praticar exercícios físicos e passar protetor solar para que a pele fique firme por mais tempo.

senhora se olhando no espelho

Fortalecimento dos fios dos cabelos

Assim como no fortalecimento dos tecidos da pele, o colágeno também ajuda a sustentação dos fios. Com sua função de reestruturar os cabelos, a proteína ajuda a reter a umidade, ou seja, deixa o cabelo mais hidratado.

Pessoas que têm os cabelos danificados usam produtos com colágeno para fortalecer os fios, aliando com outros produtos naturais para garantir um resultado melhor.

Porém, quando tomamos o colágeno hidrolisado, a substância é usada nos tecidos mais prejudicados, dependendo também dos estímulos no organismo, ou seja, não é apenas os peptídios do colágeno que auxilia, mas os nossos estímulos.

No entanto, o colágeno verisol ajuda que a suplementação ative nos genes, ajudando a direcionar da melhor maneira a produção de proteína no corpo, pele e articulações. Saiba mais sobre a diferença de colágeno hidrolisado e verisol no nosso post sobre o assunto!

Gostou de conhecer as vantagens do colágeno hidrolisado? Continue nos acompanhando no blog para receber em primeira mão as principais informações sobre esses produtos que vêm melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas.

Especializada em colágeno e crescimento de cabelo, a Biocorps te traz dicas e informações para momentos incríveis de bem-estar e autocuidado!
Equipe Biocorps
Anterior

Colágeno hidrolisado: tudo que você precisa saber!

Colágeno hidrolisado dá resultado em quanto tempo? Saiba tudo!

Próximo

Deixe um comentário