Colágeno hidrolisado emagrece? Conheça os seus efeitos no organismo

| |

Colágeno e emagrecimento são dois assuntos que geram muitas muitas dúvidas, principalmente nas mulheres. Entra ano e sai ano, são várias as dietas e receitas milagrosas da moda que prometem resultados surpreendentes.

Nesse post abordaremos o colágeno como fator de emagrecimento, porém, escrevemos um post com tudo o que você precisa saber sobre colágeno hidrolisado, confira e fique bem inteirado!

Nos últimos anos o uso de colágeno e suas suplementações tem sido cada vez maior e mais procurado, principalmente pelas mulheres acima dos 30 anos, idade em que o corpo começa a produzir uma quantidade cada vez menor desta proteína.

A verdade é que o colágeno, por si só, não emagrece, no entanto, ele proporciona um auxílio na perda de peso e em muitos outros funcionamentos do organismo. Contribuindo assiduamente para a sensação de saciedade.

Naturalmente o corpo feminino diminui a produção de colágeno com o tempo, porém, existem outros fatores que podem contribuir para isso, como uma alimentação ruim e pobre de nutrientes, tabagismo, consumo exagerado de álcool, estresse e também alterações hormonais, por exemplo, a TPM e a chegada da menopausa.

O uso de colágeno hidrolisado tem comprovação científica na redução das linhas de expressão, como as rugas, e também na flacidez da pele, além de evitar celulites.

pele com colágeno

Hoje você vai entender um pouco mais sobre a contribuição do colágeno na redução de peso, acompanhe!

O que é o colágeno hidrolisado?

Existem vários tipos de colágeno, reconhecidos cientificamente são pelo menos 28. O colágeno hidrolisado é uma proteína do colágeno que pode ser suplementada. O seu nome se dá pelo seu processo de obtenção, a hidrólise.

O processo de hidrólise ocorre quando uma molécula é quebrada, formando outras pequenas moléculas por meio de uma estrutura com água. Dessa forma o organismo consegue absorver muito mais rápido.

O colágeno hidrolisado emagrece?

O colágeno hidrolisado sozinho não tem o poder de emagrecer e nem de engordar, mas ele pode ser um forte aliado, junto a atividade física e a alimentação saudável.

Por não ter propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e a queima de gordura, o colágeno hidrolisado não pode ser suplementado para o emagrecimento, mas isso não quer dizer que ele não possa ajudar.

Apenas 30 calorias estão presentes em 10 gramas de colágeno, que é a quantidade indicada para ser ingerida diariamente. Essa quantia é suficiente para gerar a sensação de saciedade, ou seja, ela preenche o estômago por muito mais tempo e faz com que a fome seja mais amena.

Comer em menor quantidade é o que vai ajudar na perda de peso, mas para que a eficácia seja maior, a suplementação deve ser combinada com exercícios diários, como corrida ou musculação. O consumo de alimentos com baixas calorias, como verduras, legumes e carnes magras também influencia diretamente. Alinhado o colágeno com boas práticas diárias é possível obter excelentes resultados.

De que formas o colágeno hidrolisado pode ser encontrado no mercado?

Atualmente, o colágeno hidrolisado pode ser encontrado no mercado de diversas formas, para que quem pretende suplementar possa escolher a maneira que mais lhe agrada e que combina com a sua rotina diária.

Veja quais são os tipos disponíveis no mercado e como podem ser usados:

Colágeno hidrolisado em pó

Essa é a forma mais comum de encontrar o suplemento, uma vantagem do colágeno hidrolisado em pó está na durabilidade. Por ter um nível baixo de umidade, a versão em pó tem validade de até 5 anos.

Entre 1 e 2 colheres de sopa são a quantidade que podem ser consumidas diariamente. Basta misturar a dose em meio copo com água, iogurte, leite ou suco, diluir bem e tomar em seguida.

Colágeno hidrolisado em cápsulas

A versão encapsulada é uma boa alternativa para as pessoas que preferem não sentir o gosto da proteína. Para garantir que a dose diária seja consumida, é indicado tomar 2 comprimidos, 2 vezes por dia, sempre antes das refeições, de preferência café da manhã e almoço.

colágeno em cápsula

Colágeno hidrolisado líquido

A versão líquida não é tão fácil de ser encontrada quanto a em pó ou encapsulada, mas geralmente é comercializada em doses únicas para cada dia.

Vantagens de suplementar o colágeno hidrolisado

São variadas as vantagens que a suplementação de colágeno hidrolisado pode render. Confira algumas:

  • Controle da pressão arterial;
  • Aumento da elasticidade da pele;
  • Prevenção no aparecimento de celulites;
  • Melhora na flacidez;
  • Aliado no tratamento dos ligamentos e tendões;
  • Cabelos e unhas mais fortes;
  • Prevenção de artrite e doenças nos ossos;
  • Medida preventiva no surgimento de úlceras.

Ingestão de colágeno hidrolisado junto com vitamina C

A ingestão de colágeno hidrolisado junto com a vitamina C pode potencializar o seu efeito e gerar resultados muito maiores e satisfatórios. Algumas cápsulas já contam com a combinação da proteína com a vitamina.

Uma excelente forma de diluir o seu colágeno em pó é em sucos ricos em vitamina C, então você pode dar preferência para as frutas que possuem uma maior concentração, como o abacaxi, laranja, tangerina e limão.

Receita de suco com colágeno

Para te ajudar no consumo de vitamina C e também na reposição de colágeno, veja essa receita de suco super refrescante e fácil de preparar:

  • Ingredientes

½ xícara de morango ou outra fruta vermelha da sua preferência;

1 colher de sopa de aveia;

200ml de suco natural de laranja;

1 colher de sopa de colágeno hidrolisado;

Pedras de gelo.

  • Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Para que o suco não perca as propriedades, consuma assim que ficar pronto.

Mesmo sem ser termogênico, o colágeno hidrolisado pode ser um excelente aliado na busca do emagrecimento.

colágeno em pó

Gostou da receita e das dicas? Aproveite também para ler o nosso post sobre queda de cabelo e veja como o colágeno pode ajudar no tratamento.

Especializada em colágeno e crescimento de cabelo, a Biocorps te traz dicas e informações para momentos incríveis de bem-estar e autocuidado!
Equipe Biocorps
Anterior

Colágeno para emagrecer: descubra qual é o mais indicado

Como diminuir a celulite: causas e dicas para amenizar

Próximo

Deixe um comentário