Colágeno funciona? Entenda como ele pode te ajudar!

| | ,

Ao ouvir falar sobre colágeno, você provavelmente tenha recebido a informação de que a substância serve para dar firmeza à pele. Mas será que implementar a ingestão de colágeno como suplementação funciona? Essa e outras dúvidas acerca do tema podem nos deixar confusos, por isso, vamos esclarecer todas elas no post de hoje!

Sendo uma substância produzida pelo nosso próprio organismo, o colágeno tem a função de proporcionar resistência às células. Isso quer dizer que ele é fundamental para dar firmeza na pele, ossos, ligamentos e músculos.

No entanto, conforme a nossa idade avança, o organismo começa a produzir colágeno de forma lenta e, consequentemente, em menor quantidade. Isso acaba causando problemas nos ossos, como osteoporose e, no caso da pele, aparecem as rugas e os pés de galinha.

Dessa forma, algumas pessoas optam pelo tratamento com a ingestão do colágeno em pó, que ajuda o corpo humano a suplementar o que ele precisa. Mas, o que isso significa exatamente?

Ingerir colágeno significa produzi-lo?

Algumas pesquisas já afirmaram que ingerir colágeno não significa que o organismo irá voltar a produzi-lo com a mesma intensidade da fase jovem. Porém, atualmente existem tratamentos com o Colágeno Hidrolisado Verisol, comprovação científica dos resultados.

A ingestão diária pode ajudar o organismo a garantir uma melhor estrutura da pele, assim, desacelera o aparecimento de rugas. Além disso, com o tratamento correto, é possível elevar a elasticidade e até mesmo a sua hidratação.

Segundo nutricionistas, é possível observar resultados benéficos baseados no consumo ideal por dia, que você verá ainda neste post. No entanto, é necessário que ao incluir o tratamento na rotina, a pessoa se atente à dosagem do ingrediente no produto.

Estudos ainda afirmam que quase 10% dos aminoácidos são absorvidos em pelo menos 6 horas, agindo como mensageiros para o organismo promover a reorganização de novos colágenos.

Pessoa colocando pó de colágeno em um copo com água

A partir de que idade devo fazer tratamento com colágeno?

Como você leu anteriormente, durante as fases de envelhecimento do indivíduo, o surgimento de colágeno diminui. Porém, qual é a idade exata para iniciar a suplementação com a ingestão dessa substância?

Pesquisas especializadas na área da saúde e estética comprovam que logo aos 25 anos o organismo do corpo humano começa a produzir menos colágeno. Dessa forma, aparecem os leves sinais de flacidez da pele e rugas.

Consequentemente, ao chegar aos 30 anos, as pesquisas ainda afirmam que perdemos pelo menos 1% da produção do colágeno em 1 ano. Por sua vez, aos 50 anos, existe uma perda de pelo menos 35% da produção da substância adequada para os órgãos.

Por isso, é indicado iniciar o tratamento com o colágeno a partir dos primeiros surgimentos de flacidez da pele, ajudando a aumentar o prazo de uma pele saudável, firme e macia.

Modelo femino senior, pele madura

Como consumir colágeno?

Para garantir que o corpo absorva totalmente a substância, é recomendável ingerir de 8 a 10 gramas de colágeno por dia. Hoje, você encontra colágeno em pó e pode tomar duas doses (ou dois copos), em um copo com 250ml de água.

No entanto, é válido consultar um médico ou nutricionista para adequar esse ingrediente na sua dieta e, assim, garantir resultados satisfatórios.

Algumas pesquisas com pessoas que fizeram o tratamento com no mínimo 8 semanas apontaram mais de 60% de aumento do colágeno na pele, além de elasticidade, redução de rugas e quase 20% de elastina na pele. E tem mais:

Estudos comprovam que o colágeno do tipo Verisol é capaz de diminuir a celulite em até 9% ao ano, depois de fazer o tratamento durante 6 meses. No entanto, o resultado pode variar dependendo do organismo do indivíduo.

Verisol: eficácia comprovada cientificamente

O colágeno Verisol é formado por substâncias chamadas peptídeos bioativos, produzidas com o mais alto padrão de tecnologia para auxiliar mulheres a reestruturarem a força e elasticidade da pele, músculos e ossos.

Essa substância ajuda o metabolismo a estimular a produção do colágeno, pois age diretamente na estrutura do corpo. Dessa forma, como você conferiu neste post, sua ingestão diária suaviza as rugas existentes e desacelera o aparecimento de novas.

Dessa forma, é recomendável para pessoas a partir dos 25 anos, principalmente para mulheres a partir dos 50 após o período da menopausa.

No caso das pessoas mais novas, o Verisol também é uma forma de prevenir o aspecto envelhecido da pele devido a exposição a fatores como a luz solar, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso de cigarro e até mesmo fatores como estresse e sedentarismo.

Mulher morena com a mão no rosto

Existe alguma contraindicação?

Para ter uma pele, músculos e ossos resistentes, é importante, primeiramente, ter uma alimentação balanceada e realizar exercícios físicos. No entanto, mesmo com esses cuidados, é natural que o organismo comece a diminuir a produção da substância, além disso, muitas pessoas temem que a ingestão via oral possa causar contraindicação.

No entanto, não são constatadas contraindicações no tratamento com o colágeno do tipo Verisol, mas é recomendável usar com o acompanhamento de um médico, tendo em vista que ingerir de forma excessiva pode causar danos à saúde, como no caso de mulheres gestantes ou que amamentam.

O tratamento com o Verisol também precisa da ajuda de outros estímulos, como ingerir alimentos ricos em colágeno como carnes vermelhas, ovos, leite, entre outros, usar sempre protetor solar, e tomar bastante líquido.

Agora que você já sabe como o colágeno funciona, aproveite todos os seus benefícios para evitar o surgimento de rugas e linhas de pressão, ou, principalmente, trazer de volta o aspecto saudável e a boa estética da pele.

Você gostou deste post? Aproveite para compartilhar essas informações com outras pessoas que, assim como você, podem ter uma pele rejuvenescida e músculos e ossos fortes por mais tempo.

Especializada em colágeno e crescimento de cabelo, a Biocorps te traz dicas e informações para momentos incríveis de bem-estar e autocuidado!
Equipe Biocorps
Últimos posts por Equipe Biocorps (exibir todos)
Anterior

Colágeno hidrolisado dá resultado em quanto tempo? Saiba tudo!

Confira os principais benefícios do colágeno para o cabelo!

Próximo

Deixe um comentário