Colágeno emagrece? Entenda a relação da substância com o emagrecimento

| |

Se existe um assunto que rende, esse assunto é o colágeno! A proteína produzida em nosso corpo possui diversas funções e benefícios, porém, será que o colágeno emagrece?

O universo do colágeno é muito rico e, por isso, acaba gerando uma série de dúvidas em várias pessoas. O uso de colágeno é muito procurado para trazer de volta a elasticidade da pele acima dos 30 anos, fase em que o corpo passa a produzir a proteína em menor quantidade.

Continue a leitura e saiba tudo sobre como essa substância age no organismo!

Colágeno: o que é e como é produzido?

Antes de tudo, é muito importante saber e entender o que realmente é o colágeno e como ele funciona. O colágeno é uma proteína estrutural que tem origem animal. Apesar disso, a substância também é produzida no corpo humano. Essa proteína é muito associada à beleza, já que é encontrada nos tecidos da pele, cabelos, unhas e ossos.

Estudos apontam que comprovadamente existem mais ou menos menos 28 tipos de colágenos e cada um é encontrado em uma parte do corpo humano. Eles possuem funções diferentes, como melhorar a elasticidade da pele, reduzir o atrito entre as articulações e muito mais. Conheça os principais tipos de colágeno e saiba como usar, criamos um outro post exclusivo para isso!

Todo mundo produz colágeno, porém, por volta dos 30 anos o corpo começa a produzir mais lentamente, por isso muitas pessoas buscam por suplementação para reduzir a flacidez da pele e manter uma aparência mais jovem.

O colágeno pode ser encontrado nos animais nos tecidos conjuntivos e, por esse motivo, alguns alimentos como ovos, gelatinas e carnes bovina, de frango ou de peixe são ricos em colágeno.

colher de colágeno

O colágeno emagrece?

O emagrecimento é um assunto que interessa diferentes pessoas, por ser um tema muito procurado, ele acaba gerando muitas dúvidas. Emagrecer não é simples, por isso, se houver algo que ajude e facilite a eliminar alguns quilinhos na balança, muito melhor, não é mesmo?

O colágeno ajuda no emagrecimento ou é um mito? Estudos vão dizer que o colágeno não tem ação direta com o emagrecimento, no entanto, atrelar essa substância a outros nutrientes faz com que o seu organismo colha efeitos positivos, inclusive para a diminuição de peso.

Para emagrecer, uma das coisas que o corpo precisa é de alimentos ou suplementos termogênicos, ou seja, que produzem calor dentro do organismo.  É exatamente isso que vai ajudar a queimar gorduras mais fácil e mais rápido. Quando o metabolismo acelera acontece a lipólise e, com isso, o peso é perdido.

O colágeno não possui efeito termogênico, sendo assim, ele não é um suplemento focado no emagrecimento. Se você está querendo emagrecer, entretanto, ele pode ser utilizado em conjunto com uma dieta e com exercícios físicos traz benefícios como um todo para o corpo.

O colágeno é uma proteína, é justamente isso que torna a substância tão importante. As proteínas são ótimas não só para reduzir o apetite como também para proporcionar um efeito de saciedade no organismo, fazendo com que você coma menos.

Além disso, com a redução de peso, as gorduras são eliminadas e o corpo passa a ficar mais flácido naturalmente, por isso é muito importante fazer a suplementação de colágeno para manter a pele mais firme e também evitar celulites e estrias.

Então, se você busca o emagrecimento, o colágeno sozinho não vai ser eficiente, porém, combinado a uma dieta balanceada e a atividades físicas, o colágeno trará benefícios voltados para a redução de peso, firmeza da pele e muitos outros benefícios.

emagrecimento

Consumo de colágeno junto com outras proteínas

A gordura e o carboidrato são duas substâncias importantes mas que em excesso se tornam as principais vilãs do emagrecimento. Alguns nutricionistas afirmam que o maior consumo de carboidratos faz com que o corpo produza mais energia e essa energia pode ajudar a acelerar o metabolismo e a eliminação de gordura.

Por isso é indicado consumir mais de 40% de proteínas diariamente nessa dieta.

Com o crescimento no consumo de proteínas a porção de carboidratos diminui, fazendo com que o corpo passe a produzir muito mais corpos cetônicos, provenientes da quebra de ácidos graxos no fígado. Com a produção elevada dos corpos cetônicos, o organismo consegue queimar gordura com mais facilidade.

Outra vantagem no maior consumo de proteínas está relacionado a redução de retenção de líquidos, essa prática faz com que o inchaço seja eliminado do organismo e, consequentemente, pese menos.

As dietas mais famosas são a Dukan e a Paleolítica, nelas, a pessoa deve consumir alimentos com maior concentração de proteína, incluindo verduras e legumes. Veja algumas comidas que fazem parte dessas dietas:

  • Legumes: quiabo, tomate, cenoura, chuchu, rabanete, abobrinha, pimentão, berinjela, pepino, vagem, cogumelo e nabo;
  • Verduras: chicória, acelga, couve-flor, aspargos, repolho, agrião, salsa, espinafre, cebola, brócolis, alface e couve;
  • Derivados do leite: iogurtes sem açúcar, coalhadas e queijos;
  • Outros: ovos, pimenta, azeite, manteiga ou margarina, limão, sal, azeitona e gelatina dietética;
  • Líquidos: água, água com gás ou tônica diet, chá e café descafeinado;
  • Carnes: bovina, de frango, de porco, aves em geral e peixes como bacalhau, salmão e atum;
  • Frutos do mar: caranguejo, mexilhão, siri, lagosta e camarão.

Aliada a alimentação, consuma de 8 a 10 gramas de colágeno Verisol diariamente para ter um resultado muito mais eficaz. Assim, é possível emagrecer com saúde e ainda garantir uma pele sem flacidez e mais jovem.

dieta cetogênica

Para saber mais sobre colágeno, continue acompanhando o nosso blog e não deixe de ler o nosso post sobre os benefícios do colágeno para o cabelo. Até o próximo post!

Especializada em colágeno e crescimento de cabelo, a Biocorps te traz dicas e informações para momentos incríveis de bem-estar e autocuidado!
Equipe Biocorps
Anterior

Remédio para queda dos fios: veja os melhores tratamentos!

Colágeno para emagrecer: descubra qual é o mais indicado

Próximo

Deixe um comentário