Alimentos que causam celulite: conheça e evite!

| |

São diversos os fatores que podem favorecer no surgimento dos temíveis furinhos no corpo, principalmente nas mulheres, a genética, hormônios, sedentarismo e má alimentação são alguns deles.

Uma simples mudança de hábito é capaz de reduzir as celulites significativamente, com uma dieta balanceada, evitando a ingestão de alimentos que causam celulite e a prática de atividades físicas é o suficiente para proporcionar grande diferença.

Atualmente é possível encontrar no mercado uma grande quantidade e variedade de cremes, produtos e tratamentos estéticos que podem reduzir ou até mesmo sumir com o aspecto de casca de laranja, mas fique sabendo que não adianta nada investir caro nisso e continuar consumindo em excesso alimentos ricos em gordura.

Ao longo do post vamos te mostrar alguns alimentos que devem ser evitados e também outros que podem ser inseridos na alimentação do seu dia a dia para diminuir o aparecimento das celulites.

Por que a alimentação influencia tanto no surgimento dos furinhos?

Talvez você já tenha escutado falar aquela frase “você é o que você come” e no caso das celulites, o dito popular é uma grande verdade! Água, toxinas e a gordura acumulada na pele são os maiores responsáveis pelo aparecimento desses furinhos.

Mesmo que existam outras causas como os hormônios e até a hereditariedade, uma alimentação cheia de frituras, sal e açúcar torna-se uma das maiores vilãs, já que viram gordura em excesso e retenção de líquido.

Então se você percebeu o surgimento dos temidos furos na região das coxas e bumbum e não abre mão de comer uma batata frita ou um lanche fast food, fique sabendo que a causa pode ser justamente o consumo elevado de gorduras e sódio.

mulher pensativa

Quais alimentos evitar?

Para te ajudar a ter uma refeição mais saudável e a mudar os hábitos alimentares, preparamos uma lista com algumas comidas que devem ser evitadas ou consumidas em menores quantidades. Confira:

Refrigerante

Os refrigerantes são cheios de sódio e açúcar, em consumo excessivo eles podem contribuir para o surgimento de gordura localizada e também para a retenção de líquido. Eles sozinhos não são capazes de formar as celulites, mas se consumidos em excesso ou combinado com outros alimentos, podem contribuir sim para a pele com aparência de casca de laranja.

Água com gás

Diferente da água comum, que inclusive ajuda bastante no combate aos furinhos, a água com gás, assim como os refrigerantes e água tônica, tem uma grande concentração de gases. Tomar muitos líquidos gasosos acaba contribuindo para a má circulação do sangue e também inchaço da pele.

Alguns nutricionistas indicam que 200ml é a quantidade indicada para ser consumida por dia por quem não abre mão desse tipo de bebida.

Cafeína

Chá mate, café e até mesmo os refrigerantes a base de cola são cheios de cafeína, que é um diurético. Ou seja, se tomados em excesso, podem causar desidratação no corpo e também a má circulação sanguínea.

Mesmo tendo alta concentração de cafeína, o café também é termogênico e ajuda a queimar calorias com facilidade. Então o indicado é ingerir entre uma e duas xícaras diárias, mas sem açúcar, tá?

Bebida alcoólica

O alto consumo de bebidas alcoólicas além ajudar no aparecimento da celulite também pode causar outras doenças como a cirrose e a gastrite. O álcool se transforma em gordura no fígado e futuramente pode se tornar gordura localizada, responsável pelos furos no corpo.

Uma bebida destilada, como a caipirinha ou dois copos de cerveja são o suficiente para serem consumidos esporadicamente. Uma quantidade maior será prejudicial à saúde.

Açúcar refinado e doces em geral

O açúcar quando consumido em equilíbrio se transforma em energia, mas quando consumido em excesso acaba virando gordura e posteriormente celulite.

O açúcar puro, utilizado para adoçar sucos e cafés e o açúcar presente nos doces devem ser evitados ou consumidos em pequenas quantidades, já que tem calorias vazias. 220 kcal é o máximo que deve ser ingerido por dia.

Sal

O sal que é mais usado na culinária é o refinado e ele pode ser bastante prejudicial, já que a sua composição conta apenas com cloreto sódico. Além do sal, o sódio presente em temperos e molhos pontos também é um vilão quando utilizado em grande quantidade. A alta ingestão de sal e sódio vira retenção de líquido e ainda atrapalha a circulação sanguínea.

Industrializados

O grupo dos industrializados é grande, basicamente são aqueles alimentos embalados e prontos para o consumo como salgadinhos, bolachas recheadas, macarrão instantâneo, dentre outros. Além do açúcar, eles contam com sódio, gordura e outros ingredientes prejudiciais.

Fritura

A alta temperatura dos óleos utilizados para o preparo de frituras é tóxica e absurdamente prejudicial. Qualquer tipo de óleo quando atinge altas temperaturas acabam perdendo as suas propriedades e transformando-se em gordura.

O alto consumo de fritura e gordura pode contribuir em até 30% no aparecimento das celulites, o que é considerado um valor alerta vermelho. O ideal é trocar a fritura por alimentos grelhados, assados, no vapor ou refogados.

mulher comendo

O que consumir?

Agora que você já conhece os alimentos que são os grandes vilões para a formação das celulites, conheça o que pode ser incluído nas suas refeições, divididos por grupos:

Anti-inflamatórios e Antioxidantes

  • Couve de Bruxelas;
  • Couve-flor;
  • Brócolis;
  • Rabanete.
  • Chá verde;
  • Vinho tinto;
  • Cebola;
  • Cenoura;
  • Frutas cítricas;
  • Azeite de oliva;
  • Ervilha;
  • Alface;
  • Espinafre;
  • Nozes;
  • Feijão branco.

Diuréticos

  • Pepino;
  • Chá de Cavalinha;
  • Abacaxi;
  • Melão;
  • Melancia.

Aminoácidos e proteínas magras

  • Frango;
  • Peixe;
  • Ovo;
  • Leite;
  • Queijo magro.

Formação de colágeno

  • Romã;
  • Frutas vermelhas;
  • Kiwi;
  • Morango;
  • Acerola;
  • Laranja.

Minerais e vitamina B

  • Aveia;
  • Abacate;
  • Banana;
  • Cogumelo.

Ácidos graxos

  • Óleo de linhaça e oliva;
  • Castanhas;
  • Sementes de gergelim, girassol e linhaça.

Você sabia que os alimentos eram tão importantes assim na formação da celulite? Pois é, com uma alimentação equilibrada e com os ingredientes certos e sem excessos é possível evitar ou até mesmo reduzir as celulites na pele.

alimentos saudáveis

Lembre-se, o importante é você se sentir bem, as dicas citadas acima melhoram não só a aparência como também a saúde como um todo!

Aproveite também para ler o nosso post sobre colágeno hidrolisado e descubra se ele emagrece. Até o próximo post!

Especializada em colágeno e crescimento de cabelo, a Biocorps te traz dicas e informações para momentos incríveis de bem-estar e autocuidado!
Equipe Biocorps
Anterior

Como diminuir a celulite: causas e dicas para amenizar

Entenda o que causa a celulite e saiba como evitá-la com a Biocorps

Próximo

Deixe um comentário