Alimentos para a pele: conheça os 10 melhores para inserir na dieta

| |

Não é segredo para ninguém que a nossa dieta tem influência na saúde do nosso corpo e, por isso, existem algumas recomendações para atingir os resultados que cada um deseja. Os alimentos para a pele, por exemplo, devem ser seus melhores amigos se você espera alcançar uma pele saudável, bonita e jovem.

Quer saber quais são eles? Nesse post nós separamos 10 que você precisa incluir em sua dieta para conseguir a pele que deseja, olha só:

Top 10 alimentos para a pele

O melhor skin care é aquele que vem de dentro do organismo para fora. Portanto, é importante dar atenção especial aos alimentos que consumimos. Ingerindo as vitaminas e nutrientes certos, a pele perfeita vem! Para te ajudar nessa missão, mostramos abaixo 10 alimentos que fazem bem para a pele. Conheça-os e mude já a sua dieta:

1. Oleaginosas

Os frutos secos como amêndoas, nozes, avelãs, sementes de girassol, pistache e castanha de cajú possuem uma gordura positiva, que pode te ajudar nos cuidados da pele.

Todos eles possuem ômega-6 e vitaminas do complexo E, nutrientes que têm atuação na hidratação da pele e reparação dos tecidos epidérmicos. Além disso, são todos antioxidantes, o que por sua vez, ajudará na prevenção do envelhecimento.

2. Espinafre

As folhas de espinafre possuem bastante fibras, magnésio, ferro, proteína, clorofila, e vitaminas de complexo A, C e E. Por esse motivo, você deve sempre procurar inseri-las no seu prato durante as refeições diárias.

O espinafre vai ter uma atuação específica na proteção da sua pele contra os raios UVA e UVB emitidos pelo sol, atuando como um ajudante do protetor solar e diminuindo os efeitos envelhecedores que a luz solar tem.

mulher comendo salada

3. Abóbora

Você gosta do purê de abóbora nas refeições? Então vai ficar contente de descobrir que este também é um membro da lista de alimentos para a pele! Assim como o espinafre, a abóbora atua na pele deixando-a mais bonita e levemente dourada, mitigando os efeitos dos raios solares.

Em sua constituição, a abóbora tem enzimas, fibras, zinco e alfa-hidroxiácidos que vão regularizar o Ph da sua pele e regular a oleosidade das glândulas sebáceas.

4. Mamão Papaia

Potássio, magnésio, vitaminas A e C são os fatores que fazem do mamão papaia um dos melhores alimentos para a pele. Isso porque esses nutrientes atuam na melhoria da elasticidade e firmeza da pele, o que faz com que rugas e linhas de expressão sejam diminuídas ou até mesmo desapareçam. Sem contar que a fruta quase não possui calorias, tornando-a o café da manhã perfeito!

5. Frutas Vermelhas

Frutas vermelhas como o morango, framboesa, amora e cereja têm uma atuação benéfica para a pele que você vai querer aproveitar. Além da cor, o que essas frutas têm em comum é sua composição rica em antioxidantes, como a vitamina C e outros nutrientes. Esses fatores, se ingeridos de forma saudável na dieta, podem contribuir para combater o câncer de pele, além de atuarem na uniformização do tom de pele.

frutas vermelhas

6. Couve

As folhas de couve são extremamente nutritivas e possuem diversos benefícios para nosso organismo, inclusive para a pele. Aliás, a couve faz parte da nossa lista de alimentos com colágeno que você também pode conferir.

Suas folhas possuem potássio, magnésio, cálcio, fibras e as vitaminas A, B6, C e K. Com esse super combo de nutrientes, a couve atua como antioxidante e detoxificante, o que ajuda a uniformizar a pele e diminuir marcas como cicatrizes de acne e da hiperpigmentação.

7. Couve flor

Assim como a couve comum, a couve flor possui vitaminas B6, C e K, magnésio e fibras. Além disso, se diferencia de sua “prima” por ter uma maior concentração de fósforo, folato e de histidina, que é um poderoso aminoácido. A couve flor se caracteriza como um dos alimentos para a pele por atuar na proteção dos tecidos contra a luz do sol, minimizando os efeitos do envelhecimento que todas nós queremos fugir.

8. Peixes de água fria

Você quer uma pele macia, hidratada e bem flexível? Então o ômega-3 encontrado nos peixes é o seu melhor aliado! É ele quem vai atuar na manutenção da saúde de suas membranas celulares, além de ajustar a quantidade de lipídeos em seus tecidos. Com isso, o surgimento de acne e alergias na pele também é evitado.

Por isso, dê preferência aos peixes como salmão com pele, sardinha e anchovas.

9. Cacau

Uma opção bem saborosa dentre o Top 10 alimentos para a pele é o cacau, principal ingrediente para a produção de chocolates. O fruto é rico em teobromina, um nutriente que fará bem para todo o organismo pois é anti-inflamatório, regulador do colesterol, estimulante e dilatador de vasos. Na pele, tem ação fotoprotetora, reduzindo manchas, uniformizando o tom de pele e impedindo os danos dos raios solares.

Para se beneficiar desse alimento, escolha chocolates meio amargos e amargos, com no mínimo 80% cacau.

cacau

10. Chá verde

Quem disse que bebidas não entram na lista de alimentos para a pele? Elas entram sim, e a principal delas é o chá verde! A bebida quente, além de ser ótima para diminuir o estresse e relaxar o corpo (o que te faz evitar as rugas a longo prazo), tem ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo. Assim, regula os nutrientes da pele para deixá-la sempre saudável e jovem.

chá verde

Dicas para cuidar da pele para além da alimentação

Quer saber o que fazer para melhorar sua pele? Além de ter uma dieta balanceada, rica com alimentos benéficos para a pele, você precisa manter outros hábitos que vão cuidar desse órgão, como:

  • usar filtro solar diariamente;
  • manter uma hidratação constante;
  • controlar o nível de estresse diário;
  • hidratar a pele após o banho;
  • nunca dormir de maquiagem.

mulher passando protetor solar

Outro ponto que merece atenção são os alimentos que devem ser evitados, como aqueles ricos em gordura e açúcares que são tão comuns em nossa rotina hoje em dia. Falamos sobre eles em nosso post de alimentos que causam celulite, que você pode conhecer e passar a evitar.

Continue sua leitura nesse outro post, te aguardamos por lá!

Especializada em colágeno e crescimento de cabelo, a Biocorps te traz dicas e informações para momentos incríveis de bem-estar e autocuidado!
Equipe Biocorps
Anterior

Entenda o que causa a celulite e saiba como evitá-la com a Biocorps

Qual o melhor colágeno e qual o mais indicado para cada necessidade?

Próximo

Deixe um comentário