Alimentos com colágeno: entenda sua importância de consumo!

| |

Você sabe quais são os alimentos com colágeno? Se você é uma das pessoas que gosta de investir em sua saúde e beleza, ingerir essa proteína é essencial. Muitas vezes, consumimos a substância sem perceber.

É por isso que o blog da Biocorps trouxe esse conteúdo completo, para que você não deixe de manter sua alimentação mais saudável com os nutrientes necessários ao corpo. Vamos lá!

Por que é importante ingerir alimentos com colágeno?

Essa é uma das proteínas mais presentes em nosso corpo, produzida naturalmente até certa idade e encontrada em cartilagens, ossos, entre outros locais. Com o passar dos anos, conforme a idade avança, a sua produção decai, o que resulta em uma pele mais enrugada, flácida e com linhas de expressão,além de outros efeitos que queremos evitar.

Por isso, sua ingestão é muito relevante, principalmente quando começada cedo, visto que ajuda a manter a elasticidade da pele e sua aparência jovial.

É comum reparar que as pessoas que mantêm uma dieta balanceada aliada a exercícios têm uma pele muito boa, repleta de maciez e super lisinha. Isso é porque estão diariamente absorvendo vitaminas e minerais, além de estimularem a produção de proteínas que regem a beleza de nosso corpo, como o colágeno.

Consumir em suas refeições os alimentos que têm todas as vitaminas e os nutrientes necessários para a manutenção de nosso corpo e saúde é extremamente necessário. Para manter a pele com aspecto jovial, deixando ela mais firme e hidratada, a ingestão rotineira de colágeno é essencial. E fazer isso alimentando-se corretamente é uma das maneiras mais fáceis.

mulher comendo salada

Escolhendo as comidas certas: saúde em primeiro lugar!

É certo que alguns alimentos industrializados são os queridinhos, não é? Principalmente quando são repletos de açúcares e outros itens que agradam o paladar de todos. Consumi-los não é um erro, desde que seja feito em quantidades moderadas, e é importante prezar por coisas mais naturais o máximo possível.

Para que você deixe a sua rotina alimentícia bem saudável, separamos dicas de alguns ingredientes que são aliados na pele pela grande quantidade de colágeno e de outros nutrientes que possuem. Confira:

Gelatinas

Por ser um alimento que possui muito colágeno por conta da hidrólise parcial desse, geralmente produzida por origem animal, de cartilagens, ossos e outras coisas, a gelatina é incrível para ajudar na manutenção da pele.

Para consumo, em suma, as coloridas e de sabor são as mais ingeridas, principalmente em dietas balanceadas e reeducação alimentar, visto que possuem poucas calorias e ajudam na saciedade, servindo como uma sobremesa para substituição de doces e outros itens com muitos açúcares.

gelatina

Carnes vermelhas

De um lado, as carnes brancas, peixes e frango, por exemplo, têm poucas quantidades de gordura, sendo digeridas de maneira mais fácil por nosso corpo, por isso, é comum encontrá-las em dietas para emagrecimento. Entretanto, não possuem tantas proteínas se comparadas às vermelhas.

Considerando as carnes vermelhas, é relevante deixar explícito que elas são bem mais proteicas que as brancas, justamente por possuírem todos os aminoácidos que o corpo humano necessita.

Rica em vitaminas e minerais, ingerir esse alimento é essencial para nosso sistema nervoso. Por possuir bastante colágeno, é uma importante carne para se manter na rotina para deixar a pele mais bonita ainda.

carne vermelha

Frutas cítricas

Por conterem bastante vitaminas e características antioxidantes, são um dos alimentos mais completos para se adicionar na rotina alimentar. Além de serem saudáveis, é possível alternar os tipos durante a semana, evitando enjoar do cardápio “fit”.

Geralmente, as frutas vermelhas são as mais indicadas, pois possuem altas quantidades de vitamina C e cianidina, que auxiliam a tornar as paredes dos vasos sanguíneos de nossa pele mais oxigenados. Além disso, também ajudam na prevenção do envelhecimento de nossa pele.

Outros produtos de origem animal

Ovos e laticínios também entram nessa lista, visto que o fato de fazerem bem aos sistemas de nosso corpo é inegável.

O leite é um desses: como contém vitaminas do complexo B em abundância, é imprescindível para a oxigenação das células, auxiliando na renovação dessas. Já as do complexo A são incríveis para manter a saúde da pele, dos cabelos e outras partes do corpo, mantendo-as com aspectos muito saudáveis, assim como trabalham profundamente nos tecidos do corpo.

O ovo tem tantas qualidades boas à saúde que pode ser considerado um polivitamínico. Prevenindo o envelhecimento por suas características proteicas e antioxidantes, ele é essencial para ajudar a manter uma pele com bom aspecto.

Verduras e legumes

É claro que esses vegetais não poderiam faltar, visto que são o grupo alimentício mais saudável. As de folhas escuras são as mais indicadas por causa de sua composição, como agrião, couve, e muitas outras! Ricas em várias vitaminas do complexo A e B, assim como outros minerais, é imprescindível que estejam presentes na rotina, ok? Nada de deixá-las de fora!

Ainda, elas fazem com que as células trabalhem com mais eficiência, todos os tecidos ficam muito nutridos. Aquela frase “Quanto mais colorido o prato, melhor” está totalmente correta. Há tanta variedade que mesmo os que não estão acostumados a uma alimentação mais verde podem encontrar algo que agrade o paladar.

Prevenindo doenças, auxiliando na firmeza e elasticidade da pele, reduzindo ondulações e outras rugas, enfim, são muitos benefícios!

Além desses, existem muitos outros que são imprescindíveis para o consumo. Por isso, não deixe de inseri-los em sua alimentação! E para tornar ainda mais fácil o consumo dessa proteína, existe o colágeno hidrolisado Verisol, produto com comprovação de eficácia, atestada por pesquisadores da área da saúde, que é super prático de ingerir.

Não deixe de conferir nossos outros conteúdos para ficar a par de todos os benefícios que o colágeno traz ao corpo, assim como sua importância. Até a próxima!

Especializada em colágeno e crescimento de cabelo, a Biocorps te traz dicas e informações para momentos incríveis de bem-estar e autocuidado!
Equipe Biocorps
Últimos posts por Equipe Biocorps (exibir todos)
Anterior

Tipos de colágeno: conheça os principais e saiba quando usar!

Colágeno natural: veja quando é preciso suplementar!

Próximo

Deixe um comentário